Confesso que fiquei um pouco apreensiva com relação ao Thyrogen (TSH recombinante), pois não sabia como meu organismo poderia reagir.
A iodoterapia não é um tratamento fácil, pois além de todo o cuidado com a alimentação durante o preparo, as horas sob o aparelho, os dias no isolamento, a queimação da boca, esôfago e estômago após a ingestão da dose, mais outros dias em casa isolada, e o tempo para voltar a se recuperar do hipotireoidismo, tudo isso gera emoções que podem variar de um indivíduo para o outro, mas que são desconfortos que certamente nos tornam inseguros e frágeis.
É preciso ficar fortalecida física, mental e emocionalmente para enfrentar esse tratamento.
O resultado da PCI pós-dose demonstrou concentração do radioiodo em osso do crânio, esterno, clavículas, úmeros, arcos costais (principalmente posteriores), coluna vertebral, ilíacos, fêmures e uma lesão focal provavelmente de localização hepática (não é possível precisar se há superposição de lesão em costela).
Dessa vez, com a apliação do Thyrogen, o TSH subiu bastante (>100uU-mL) e a tireoglobulina chegou a > 15000 ng-ml, o que foi bom para maior captação do iodo.
Vomitei muito com as aplicações de Thyrogen. A médica me disse que isso não é normal. Mas meu caso não é normal. ..
Fiquei fraca, debilitada e com muitas dores.
Levei o resultado do exame para minha endócrina, que disse que meu caso é duplamente raro:
1) muito raro acontecer um bócio e depois câncer no outro lobo.
2) apresentei os dois tipos de câncer de tireoide: papilífero e folicular.
E, o pior é que o papilífero não é um bonzinho. É papilífero celulas altas, o que o torna mais agressivo.
Disse-me que tudo que foi possível foi feito no meu caso. Mas que esse tipo de tumor age por ele mesmo e quando se tenta cercá-lo de um lado ele ataca de outro.
É raro ocorrer metástase óssea em decorrência de câncer de tireóide, mais ainda quando ocorre em larga escala, como é o meu caso.
Aproveitei para tirar algumas dúvidas:
1) Se na primeira cirurgia tivessem tirado toda a tireóide, os dois lobos, teria evitado o câncer>
Resposta: Não. Esse tipo é muito invasivo e provavelmente já estava lá, em metástase.
2) Se eu tivesse tomado o Thyrogen na primeira iodo, meu TSH teria subido bastante, captado mais iodo, portanto surtiria mais efeito e teria evitado as outras iodos>
Resposta: Não. Primeiro porque em 2006, quando fiz a primeira iodo, não se utilizava o Thyrogen com a prescrição que se faz atualmente. Segundo, porque os médicos preferem ver como o iodo atua no organismo sem o estímulo exterior.
Sinto muitas dores no fêmur e ísquio, parecendo que minha perna foi torcida. A médica recomendou sessões de radioterapia (pois dizem que diminui a dor)
A sensação que tenho é que dei um salto de bailarina...com as pernas abertas...e desloquei o osso da virilha. Dói muito.
Tive uma crise de dor tão forte que fui às pressas para o Hospital, de ambulância.
Fui atendida pelo clínico geral que me encaminhou para o neurocirurgião. Este pediu uma radiografia de toda a coluna que mostrou 7 tumores e um trincamento. Ele me disse que seria necessária uma cirurgia para retirada desses tumores e implantação de enxerto, mas que eu não suportaria tal cirurgia e o pós-operatório.
E na bacia (ísquio), também tumores que precisariam ser extirpados e colocada placa de titânio, mas que para isso o osso precisaria estar firme, o que não é o meu caso.
Fui encaminhada para a especialidade de Cuidados Paliativos, onde uma equipe formada por médica clinica, psicóloga e enfermeiro me consultaram e prescreveram medicação para dor (morfina, pamelor e dipirona). As dores persistem ainda assim.
Passo o tempo todo na cama, pois não tenho mais firmeza nas pernas para ficar de pé ou andar.
Uso fraldas dia e noite, pois apresento incontinência urinária.
O mínimo movimento é suficiente para a dor vir forte e eu sentir como se estivesse partindo ao meio.
Iniciei o tratamento com radioterapia. Ao todo 16 sessões para diminuir a dor.
Mas o oncologista solicitou uma ressonância magnética de toda a coluna e foi constatado um tumor no sacro (cócix), que me impede de ficar sentada ou de pé sem sentir dor.
Por isso terei que fazer mais 16 sessões para diminuir a dor nessa área.
É importante que as pessoas saibam que o câncer de tireóide pode ocasionar muitos problemas e que acompanhamento permanente é necessário e deve ser feito.
É assim que está minha vida em julho de 2009.
sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
obrigada pelo seu relato sobre o tratamento , eu tirei muitas dúvidas.
ResponderExcluiro meu ex marido foi operado de 4 nódulos e o resultado deu cancer papilífero com metatase.
no dia 03 setembro ele vai receber iodoterapia.
Não sei bem, como vai ser o processo de isolamento e das pessoas em volta dele.
Voce acha que o caso dele, pode dar em outro lugar? ele está totalmente sem voz, ele vai voltar a falar?
Que Deus te abençoe, amenize a sua dor,
Angela
Removi minha tireoide....fiquei assustada no início mas tudo deu certo. Meu caso era benigno!
ResponderExcluirO simples fato de ter suspeitado de câncer me tirou de órbita...sou solidária a você e acgradeço seu depoimento; sua força e coragem são exemplos para muitos!
Deus te abenções!
andréia
Nossa seu depoimento serve como orientacão para muitos e vc é uma guerreira ,caramba e assustador ver como erros medicos onde não foi dada a primeira atençao desde quando vc começou a sentir os sintomas ,talvez poderia ter evitados algumas sequelas.
ResponderExcluirConheço o hospital Sao Paulo ele é um hospital de referencia com grande equipe medica, a grande dificuldade e conseguir vaga para a cirurgia e tratamento medico , devido o grande numeros de pacientes.
Tb vou operar agora em outubro dia 21 , fiquei assustada meu diagnostico e canc papilifero, coloco nas mãos de Deus e peço força.
Confesso estou com medo aquele gelo na barriga.
Lalia que Deus tb te de muita força e que suas dores sejam aliviadas.
Força .....superaçao ....o que vc ja passou vc vai conseguir.
Abraços fica com Deus
Seu depoimento serve de alerta a todos e também de incetivo para nos cuidarmos.
ResponderExcluirVocê é uma guerreira e iluminada, Que Deus continue te dando muita força e fé!
Vou ser operada semana que vem, dia 20 de Janeiro de 2010. No meu deu cancer papilifero, mas está no começo, por isso estou muito esperançosa.
Deus te abençõe e te ilumine sempre...
Diana
seu depoimento é importantissimo para nos alertar sobre esse problema, et tambem tiver cancer na tireoide estou fazendo acompanhamento medico direto no icc, esta td controlado mas nunca mais fui a mesma pessoa,porque ainda nao consegui ajustaar as dozes de hormonios.
ResponderExcluirespero que Deus faça um milagre na sua vida, creia tao somente que ele tem poder para lhe curar tenha fé.
Ola! Sou Cristina em 2008 descobri um nódulo no lado esquerdo da tireóide, comecei o tratamento com especialista Cabeça e Pescoço no AME do hospital Santa Marcelina em São Paulo, em Outubro de 2009 fiz a cirurgia de tireóide, e quando o medico abri descobriu outro nódulo do lado direito e por isso o medico acho melhor retirar a tireóide, depois de 15 dias para meu desespero descobri que os simples nódulos eram um belo câncer, depois disso comecei a fazer os exames e agora vou fazer o iodoterapia, no primeiro momento fiquei com medo, mas tenho uma família e amigos maravilhosos nunca fiquei sozinha, e depois que li seu depoimento me senti com mais coragem. Só tenho 28 anos, sou casada com um marido excelente, duas filhas maravilhosas e faço faculdade de pedagogia e nem um momento desisti de viver porque tenho tudo, e não vai ser uma doença que vai fazer que eu desisto de aproveitar cada momento. Vou rezar por você para eliminar estas dores e para você dar mais depoimento de vitórias. bjs
ResponderExcluirCancer de tireoide tem cura...
ResponderExcluirO Papilifero é o mais curavel !
Há muitos erros neste depoimento...
Vejam
http://www.genzyme.com.br/thera/ty/br_p_tp_thera-ty.asp
http://www.genzyme.com.br/thera/ty/br_p_tp_thera-ty.asp
http://www.oncoguia.com.br/site/interna.php?cat=12&id=84&menu=2
e vejam tb ...
ResponderExcluirwww.cancerdetireoide.com.br.
Luísa, sou terapeuta e estou atendendo uma paciente que está com carcinoma papilar. Estou buscando informações para acompanhá-la emocionalmente. Achei interessante seu comentário sobre o uso de medicamentos naturais e parece que, com eles, vc estava se dando melhor que com os medicamentos alopáticos. Talvez tenha faltado um pouco mais de incentivo ou acompanhamento direcionado neste sentido por um especialista. Existem técnicas terapêuticas como: REIKI, Cromoterapia, Cura Prânica, que são muito eficazes, principalmente para alívio de dores. Se lhe interessar, procure um terapeuta holístico (que tenha referência) que lhe garanto como vc se sentirá melhor! Se quiser mais informações, basta entrar em contato, gostei muito de vc!!!
ResponderExcluirQue um círculo de luz azul celeste bem brilhante possa lhe envolver totalmente e lhe dar muita paz.
Abraço,
Andréa :)
Olá Boa tarde.
ResponderExcluirMeu nome é Rafael, sou pesquisador sobre o câncer e suas patologias.
Há algum tempo eu tive um caso bem grave de câncer na minha família, onde foi muito complicado lidar com isso,
pois um tio meu estava bastante desanimado a abatido e procurava muita força comigo, então tive sempre que estar
e me mostrar bem perante ele, para nunca desanima-lo do tratamento, ele teve câncer de tireóide, era incrível
como, quando atacada a tireóide, pode mudar o coportamento da pessoa e sua vida toda.
Um dia,na internet, procurando mais sobre câncer, foi onde encontrei o site institucional do Hospital de Câncer
de Barretos, onde tirei muitas dúvidas que tinha e como ajudar a meu tio com seu caso, tendo muito apoio e juda
com tudo que precisei.
Quem quiser acessar e dar uma olhada:
www.cliquecontraocancer.com.br
Abraços a todos.
Bem, eu aqui depois de ler o que acabei de ler, quero deixar um enorme beijo e abraços e desejar tudo, mas tudo de bom para todos, por vezes não se dá valor a vida, chegando ao ponto ate de nos auto-destruirmos, por isso resta-me apenas dar os parabens Laliamaria pois voce é uma lutadora a todos os niveis, desejo tudo de bom e as maiores felicidades para todos. Deus é grande e acredito que está a olhar por todos nós.
ResponderExcluirASS:Tiago - Porto/Portugal
Olá, gostaria de saber sobre o seu estado de saúde atual.
ResponderExcluirUm grande abraço!
Selma