sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

3a. cirurgia

Em 8 de março de 2006 eu fui operada novamente.
A cirurgia foi pelo lado direito do tórax e o pós-operatório foi muito doloroso.
Cheguei a tomar morfina diretamente aplicada na coluna.
Novamente voltei com o braço direito preso ao corpo e a rotina de massagens, fisioterapia, exercícios...

A previsão era de que eu ficaria internada por 15 dias; fiquei apenas 7.
A recuperação foi muito dolorosa e eu precisava de ajuda até para levantar.

1a. Iodoterapia

Em abril fiz o preparo para a PCI e em maio estava fazendo a primeira iodoterapia.
Tomei 400mCi e fiquei 5 dias internada na Santa casa de SP.
Continuei monitorando a tireoglobulina que foi diminuindo aos poucos. E chegou a 3300. É considerado normal quando o índice da tireoglobulina chega abaixo de 30. Portanto, meu índice ainda era extremamente alto.

2a. Iodoterapia

Após 10 meses os médicos consideraram que seria necessária outra iodoterapia e em junho de 2007 eu tomei a segunda dose: 350mCi.
A tireoglobulina foi diminuindo até chegar a 1800.
Quando a tireoglobulina atinge índices muito altos, acima de 1000, isso indica metástase óssea e a minha cintilografia pós-iodo indicou isso: metástase no crânio, fêmur, ísquio, costelas, esterno, clavículas.
As dores eram muitas e em alguns dias necessitava tomar analgésicos fortes.

3a. Iodoterapia

Considerando que meu organismo já estava mais debilitado, resolvi consultar minha médica sobre a possibilidade de tomar o TSH recombinante.
Ela me prescreveu a receita para dois kits: 2 ampolas para tomar dois dias antes da PCI e 2 ampolas para tomar dois dias antes da iodoterapia.
Fiz mais uma semana de PCI, todos os dias tirando sangue, fazendo captação da tireóide e ficando sob aquela máquina scaneando meu corpo inteiro.
Sala fria, eu com sono, fraca, apreensiva...e ainda por cima....com uma forte dor no ciático....nas duas pernas!

Tomei uma dose bem menor que as anteriores: 180mCi. Mas o estrago é sempre o mesmo: boca seca, queimação no estõmago, fraqueza, diarréia....
E volta-se com aquela fome e só dá para tomar caldinho, porque o estômago não aguenta comida forte e pesada.
E sorvete! Para aliviar a queimação da boca e do estômago.
Mais alguns dias com os cuidados de isolar os objetos e distanciar-se das pessoas da casa e voltei para fazer a PCI pós-dose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário